Vai descolorir? Cuidado pra não detonar o cabelo


Atire a primeira pedra quem nunca pensou em mudar radicalmente o visual e passar de morena a loira platinada em questão de horas. Mas é preciso descolorir os fios, é aí que mora o perigo! Será que seu cabelo sobrevive a uma descoloração? Veja as dicas do Portal da Cabelos e Cosméticos, que reproduzo aqui pras minhas leitoras,  e responda essa perguntinha simples, ok?

A técnica de descoloração é mais complexa do que imaginamos, e exige habilidade do profissional que a pratica no salão. Não basta apenas aplicar água oxigenada no cabelo inteiro e esperar que os fios fiquem lindos, loiros e macios, é preciso analisar o cabelo e o tom desejado pela cliente, assim como o tom de cabelo que ela já tem para saber o volume da água oxigenada e o tempo que a cliente vai ficar com a substância na cabeça. O erro de cálculo pode ser fatal nesse procedimento e o resultado é uma cabeleira manchada, no tom indesejado e o pior: com fios que mais se parecem com as cerdas de uma palha de vassoura.

Mas não pense que a descoloração é uma grande vilã do seu cabelo. Pelo contrário, quando bem feita, ela vai ser responsável por iluminar os fios de maneira única, de um jeito que nenhuma tintura conseguiria, principalmente quando a base do cabelo é muito escura. Para entrar na onda da descoloração de cabeça é preciso tomar alguns cuidados e seguir a risca os conselhos do seu cabeleireiro.

O que é descoloração?

A descoloração é um processo em que os pigmentos naturais do cabelo, ou mesmo os tintos, são retirados totalmente, ou seja, o cabelo fica sem cor alguma, porque o agente descolorante presente na fórmula reage com o pigmento do cabelo, removendo-o por meio da oxidação. Durante este processo, as escamas dos fios são abertas para que o agente descolorante penetre nos fios e retire todo o pigmento.

Como a descoloração é feita?

Mistura-se pó descolorante e água oxigenada e aplica-se no cabelo. Dependendo do desejo da cliente, a mistura pode ser aplicada no cabelo inteiro, ou somente em algumas mechas, como é feito no caso dos reflexos e luzes. A volumagem da água oxigenada e o tempo necessário para o processo vai depender da cor dos fios e do tom desejado.” Quanto maior a volumagem, maior a descoloração”, explica Marcos Corazza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros (SP).


Quem nunca pensou em mudar a cor das madeixas???

Por que muitos profissionais não gostam de realizar essa técnica?
A técnica assusta um pouco os profissionais iniciantes porque exige certa experiência, principalmente na hora de calcular o tempo de pausa da mistura no cabelo. Sem esse know-how o profissional dificilmente conseguirá preservar os fios da cliente e decidir qual o tom que melhor combine com ela. Para Vânia Vieira, cabeleireira do Beka Internacional (SP), alguns profissionais não gostam de realizar a técnica porque ela agride muito os fios e o cabeleireiro tem de estar muito atento ao momento de retirar a mistura, ou seja, qualquer erro mínimo pode estragar a cor. Em técnicas de reflexos, o trabalho deve ficar homogêneo e sem manchas, por isso não é qualquer cabeleireiro que tem conhecimento para aplicar a descoloração nos fios.

Qual o efeito da técnica aos fios?

Com a descoloração é possível atingir um tom de loiro muito mais claro do que aquele conseguido somente com tintura e é uma ótima opção para quem quer um loiro luminoso e não amarelado.

Quais as contraindicações?

Mesmo sendo atendida com o melhor e mais experiente dos profissionais, é preciso saber que há contraindicações na descoloração e, principalmente, no excesso dela. Pessoas com couro cabeludo sensível ou cabelos danificados devem ficar longe da técnica porque ela pode piorar ainda mais o estado do fio e irritar o couro cabeludo. Em excesso, a descoloração causa porosidade no cabelo e até mesmo danos na estrutura dos fios.




Seu cabelereiro saberá o tom certo dos seus fios
Como devem ser os cuidados com fios?

Fios descoloridos ficam com as escamas abertas e recebem menor quantidade de água e óleos essenciais do que deveriam. Os cabeleireiros são unânimes a recomendar hidratações frequentes. ” É preciso hidratações semanais e queratinização a cada dois meses para repor a queratina perdida durante o processo”, revela Marcos. Já Vânia recomenda às clientes xampus para cabelos sensibilizados e o uso de bons condicionadores. É bom lembrar que quem tem o cabelo todo descolorido não deve fazer outro tipo de química nos fios, como alisamentos, porque alguns ativos não são compatíveis e o cabelo pode literalmente arrebentar.

Quando faço a manutenção?

Isso vai depender da quantidade de cabelo que foi descolorido. Por exemplo, se o cabelo está totalmente descolorido, a técnica terá que ser refeita assim que a raiz aparecer, em média a cada 15 dias. Neste caso, descolore-se somente a raiz. Em casos de reflexos ou de uso de outras tinturas por cima da descoloração, pode-se esperar um pouco mais para retocar cerca de 40 dias.

Por que os fios tendem a ficar mais ásperos depois da descoloração?

Porque é um processo químico bastante intenso, onde as cutículas são abertas e o fio fica sensibilizado. “Além de retirar a pigmentação, a descoloração também retira as proteínas, aminoácidos e vitaminas do cabelo”, afirma Vânia. Daí a importância da hidratação frequente e de se evitar exageros, mudando drasticamente a cor dos fios todos os meses.

É uma técnica cara?

A descoloração não está entre os procedimentos mais caros do salão, mas também não é barato e custa equivalente a uma tintura. Como exige bastante habilidade e responsabilidade do cabeleireiro, isso pode encarecer o serviço.

Como descolorir?

Mistura-se pó descolorante e água oxigenada e aplica-se no cabelo. Dependendo do desejo da cliente, a mistura pode ser aplicada no cabelo inteiro, ou somente em algumas mechas, como é feito no caso dos reflexos e luzes. A volumagem da água oxigenada e o tempo necessário para o processo vai depender da cor dos fios e do tom desejado. ” Quanto maior a volumagem, maior a descoloração”

0 comentários:

Design by Blogger Templates temas blogspotmario jogos