Saiba como tratar cabelos oleosos

Os cabelos sempre foram motivo de preocupação para as mulheres mais vaidosas, afinal, ajudam a complementar o charme e a beleza. E não poderia ser diferente, pois, cabelos bonitos costumam ser a luz que faltava para um belo visual.

Você lava diariamente os cabelos, corre atrás de um xampu que dê resultado, mas nada disso adianta, pois dentro de algumas horas eles vão ficando pesados e parecem grudar no couro cabeludo. Esses são sinais típicos de um cabelo oleoso, uma outra anomalia do couro cabeludo que é a oleosidade excessiva.

Ana Rita Santos Teles, 30 anos, que apresenta essa disfunção capilar, diz que evita fazer escova e passar prancha nos cabelos, pois logo em seguida tem que lavá-los porque não agüenta a coceira. “Eles ficam com uma expressão de sujeira, o que me incomoda bastante”, conta.
Segundo o terapeuta capilar Carlos Ferraz, a causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse também pioram o problema. “Ela se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada dessas glândulas de fatores genéticos”, explica.
De acordo com o especialista, geralmente, quem tem a pele oleosa também apresenta cabelos oleosos. Isso porque nesse tipo de pele as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem mais gordura do que o normal.

Alguns hábitos como banhos quentes e o uso incorreto dos produtos (principalmente o condicionador mal enxaguado ou aplicado na raiz), podem piorar essa característica.

Quem tem esse tipo de problema sofre ainda mais no calor. É que a temperatura elevada faz com que as glândulas sebáceas que ficam no couro cabeludo se abram, provocando maior produção de óleo.

Tratamento
Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar a fim de que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. “A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura, por isso é recomendado um tratamento”, afirma Carlos Ferraz.
No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar medicamentos via oral.

Dicas de auto-cuidado
  • Mantenha os cabelos sempre limpos e nunca esfregue o xampu, porque isso também estimula as glândulas sebáceas.
  • Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
  • Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
  • Condicionador, só nas pontas. E evite os produtos 2 em 1.
  • Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
  • Tome bastante água diariamente para ajudar a regularizar a produção sebácea.

0 comentários:

Design by Blogger Templates temas blogspotmario jogos