Saúde

Como acabar com a prisão de ventre



 

Confira dicas simples para dar adeus à prisão de ventre

O assunto não é dos mais agradáveis, mas merece atenção já que suas maiores vítimas são as mulheres. De cada dez mulheres, nove se queixam do intestino preso e do desconforto causado pelo problema de passar um, dois, três, ou até mais dias sem ir ao banheiro.

Além de mexer com o humor e deixar a barriga estufada, a prisão de ventre pode ter outras conseqüências que afetam a sua beleza e até mesmo a sua saúde. A falta de funcionamento do intestino pode resultar em gases, enxaqueca, oleosidade excessiva da pele, espinhas, celulite e fadiga. Todos esses problemas têm a ver com as toxinas que deveriam ser eliminadas com as fezes, mas que por causa da prisão de ventre, permanecem no organismo.

Enquanto alguns dizem que o intestino normal deve funcionar de duas a três vezes ao dia, outros defendem que uma vez ao dia é suficiente. No entanto, é importante levar em conta que cada organismo funciona de uma maneira. Por isso, o termômetro para saber se o seu intestino está funcionando corretamente é o hábito e o bem-estar. Se você estava acostumada a ir ao banheiro todos os dias e agora passa dois ou três dias longe do vaso, fique atenta.

Se você faz parte do time de mulheres que sofre frequentemente com esse incômodo, confira algumas dicas de como acabar com a prisão de ventre.

Adeus, prisão de ventre!

Você pode acabar com a prisão de ventre incluindo no cardápio alguns alimentos amigos do intestino. As frutas, folhas e os legumes concentram substâncias que ajudam o seu intestino a funcionar melhor. A papaia, ameixa, abacaxi, maracujá e laranja são ótimas opções. Consumir a versão integral dos alimentos, fibras e iogurtes, principalmente os que contêm lactobacilos, também ajuda. Beba água, no mínimo 2 litros por dia.

A prisão de ventre pode ser um bom motivo para você começar a malhar. Meia hora de abdominais por dia já suficiente para fortalecer a musculatura e ajudar nos movimentos peristálticos, importantes na expulsão das fezes.

Muito cuidado ao fazer uso dos laxantes. Alguns tipos de laxantes contêm fibras solúveis e por isso não causam danos, mas há outros que podem irritar o intestino, destruir a flora e ainda viciar seu organismo fazendo com que o medicamento perca o efeito. Portanto, o ideal é só se medicar para a prisão de ventre de acordo com recomendações médicas.

A última dica pode ser complicada de ser incorporada à rotina, mas é essencial para fazer com que seu organismo funcione melhor. Quando a vontade bater, atenda prontamente ao chamado do seu intestino e vá ao banheiro.
 
 
 

Como calcular o IMC


Aprenda a calcular o IMC para saber se você está dentro dos padrões de peso ideal para a sua altura.


Se você já ouviu falar no termo IMC, mas não sabe o que significa e nem como calcular, aproveite para tirar suas dúvidas. Preparamos um guia com tudo sobre IMC.

O que é IMC?

IMC é a sigla para índice de massa corporal, uma ferramenta confiável que indica se a pessoa está dentro dos padrões de peso ideal para a sua altura. Quando esse índice está perto dos limites 18,5 (abaixo do peso) e 40 ou acima (grau de obesidade elevado), são grandes os riscos para a saúde.
Saber o seu IMC é importante para que você possa equilibrar a alimentação, controlando seu peso dentro de um limite seguro que garanta bem-estar.

Para calcular o IMC

Para calcular o IMC, a pessoa deve informar a altura e o peso. A fórmula para calcular o IMC é o peso dividido pela altura ao quadrado. O resultado deve ser comparado à tabela de avaliação do IMC.

formula calculo imc Como calcular o IMC

Por exemplo, se uma pessoa pesa 60Kg e mede 1,65m, o cálculo do IMC é o seguinte:

IMC = 60 ÷ (1,65 x 1,65)
IMC = 60 ÷ 2,7225
IMC = 22,03

Para uma pessoa de 60kg e 1,65 de altura, o IMC = 22,03 indica peso saudável.
Agora que você aprendeu a fazer o cálculo, conheça a tabela de avaliação do IMC para descobrir se você está no peso ideal.

Tabela de avaliação do IMC

Abaixo de 18,5 – Peso abaixo do normal, risco elevado de subnutrição. É recomendável procurar orientação médica para seguir um programa para ganho de massa muscular.

Entre 18,5 e 24,9 – Faixa de peso normal e saudável.

Entre 25,0 e 29,9 – Sobrepeso ou pré-obesidade. Risco moderado de doenças cardiovasculares e diabetes.

Entre 30,0 e 34,9 – Obesidade grau 1. Alto risco de doenças ligadas à obesidade, como o diabetes.

Entre 35,0 e 39,9 – Obesidade grau 2. Grandes chances de problemas cardíacos.

40,0 e acima – Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida. Risco extremo de diabetes e problemas no coração.
 
 
 

7 dicas fundamentais para ter dentes saudáveis



O seu sorriso é seu cartão de visitas, portanto dentes mal cuidados afetam o visual, podem deixar a pessoa com vergonha de sorrir, causam mau hálito e acabam comprometendo muito os relacionamentos pessoais. Isto sem falar que a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral, portanto, você não estará saudável se não tiver boa saúde bucal.

“Os dentes, gengivas e língua precisam estar sempre limpos, evitando assim o fornecimento de ‘matéria-prima’ para as bactérias presentes na boca. Isto pode ser conseguido através de hábitos diários como dieta balanceada e cuidados com higiene bucal.” aconselha Dra. Vivian Farfel (CRO-SP 59.111), especialista em Odontopediatria e em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
Dra. Vivian Farfel apresenta sete dicas rápidas para manter a saúde e a beleza dos dentes.

1- A escova dental é a “atriz principal” deste filme e deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.


2- A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia, porém diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.


3- O fio dental ao lado da escova também é o “ator principal” indispensável a saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passa-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna. Se caso a gengiva sangrar, não pare, persista, pois após três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não mais ocorrerá.


4- Como “atores coadjuvantes” na limpeza, têm-se a pasta de dente e os enxaguatórios, mais popularmente conhecidos como bochechos. Ambos oferecem sensação de frescor, hálito puro, porém não substituem de maneira alguma a escovação mecânica. A pasta de dente deve ser usada em pequenas quantidades, pois a espuma excessiva dificulta a correta visualização dos dentes. Esqueça da onda de pasta da propaganda, a quantidade certa está mais para um grão de areia. Lembre-se sempre: quem escova, como o próprio nome diz, é a escova. Em caso de dúvida sobre pasta ou enxaguatório pergunte ao seu dentista.


5- A dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes e guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que idealmente deve-se escovar os dentes após cada refeição. Porém, o que se pode fazer, no dia-a-dia, quando não se consegue escovar os dentes seja por falta de tempo, oportunidade ou lugar?

6- Os doces, de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos aos dentes.



7- Além disso, existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, côco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre os dentes e as bacterias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.
 
 
 

Design by Blogger Templates temas blogspotmario jogos